Piloto da RM, Felipe Giaffone, na frente novamente nos treinos em Interlagos

Felipe e DéboraMudou o dia, aumentou o calor, mas as duas primeiras posições não trocaram de donos no segundo dia de treinos livres da Copa Truck em Interlagos, válidos pela final do regional Sul/Sudeste. O líder Felipe Giaffone (VW), que também comanda a classificação geral e surge como principal favorito à conquista do valioso anel que será oferecido ao campeão das copas, estabeleceu a volta mais rápida da sessão com o tempo de 2min05s560, pouco acima de quatro décimos mais veloz que Danilo Dirani (Scania), o perseguidor mais próximo.

Giaffone não conseguiu baixar a marca da véspera, mas as diferenças de temperaturas podem explicar o desempenho pouco inferior. Se na quinta-feira os ensaios foram realizados já no final da tarde, os treinos iniciais de 60 minutos desta sexta foram marcados pelo sol forte e os termômetros acusando 31 graus exatamente no período mais quente do dia, pouco depois do meio-dia. O tempo registrado ontem por Giaffone foi quatro décimos melhor.

Paulo Salustiano

Os caminhões retornam ao circuito paulistano a partir das 16h20 para o terceiro e último treino livre, já com expectativa de que as marcas do primeiro dia possam ser derrubadas por causa das condições mais favoráveis do asfalto. Será a derradeira chance para equipes e pilotos acertarem os “brutos” para as tomadas classificatórias de amanhã, que determinarão a ordem de largada da segunda e decisiva etapa da Copa Sul/Sudeste. O formato de rodada dupla significa que praticamente todo o grid ainda conta com possibilidades matemáticas de permanecer sonhando com o título.

Peça produzida nos EUA tem ouro e brilhantes e será de posse definitiva para o campeão das Copas

Os paulistas Felipe Giaffone e Roberval Andrade, únicos ainda na disputa do título de campeão das copas da Copa Truck, ganharam um incentivo a mais na batalha particular que travarão domingo em Interlagos no encerramento do primeiro ano da categoria. O campeão na soma dos pontos nos três torneios regionais de 2017 – Centro-Oeste, Nordeste e Sul/Sudeste – ganhará um anel de ouro 18 quilates com seis diamantes.

Anel premiação Copas

O conceito e a produção foram desenvolvidos por Sandro Soares, brasileiro que há mais de 20 anos trabalha em Nova Iorque para uma empresa especializada na joalheria. “Desenvolvemos peças para diversas entidades esportivas. Grandes associações, como a NBA, Nascar e IndyCar, já costumam premiar os seus campeões com anel comemorativo”, explicou o cravejador, que tem sua base na Rua 47, a meca do ramo em Manhatan.

Soares disse que a sugestão para que a Copa Truck oferecesse algo na mesma linha foi do piloto Beto Monteiro, campeão da Copa Centro-Oeste. “Ele teve a ideia, baseado no que viu nos Estados Unidos, e ela foi imediatamente acatada pelos organizadores.” O anel, que também leva ônix e madrepérola em sua composição, apresenta um caminhão sobre um fundo quadriculado em preto e branco, além de três diamantes em cada lateral. “O processo todo leva cerca de um mês, mas para que chegasse a São Paulo a tempo da decisão tive de acelerar e fazer tudo em três semanas”, disse.

Um anel do mesmo modelo custaria em torno de quatro mil dólares (cerca de R$ 12.500,00) no mercado norte-americano, mas Soares observa que o seu valor histórico é inestimável. “Não há preço para uma peça desenhada, produzida e conquistada pelo campeão de uma categoria como a Copa Truck”, concluiu. Giaffone e Roberval, com toda certeza, sabem disso muito bem e não medirão esforços para colocá-lo no dedo na tarde de domingo.

Os tempos do segundo treino livre:
1 – Felipe Giaffone (VW), 2min05s560
2 – Danilo Dirani (Scania), 2min06s096
3 – Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 2min06s979
4 – Paulo Salustiano (VW), 2min07s253
5 – Roberval Andrade (Iveco), 2min07s476
6 – Adalberto Jardim (VW), 2min08s397
7 – Jaidson Zini (Scania), 2min08s614
8 – Débora Rodrigues (VW), 2min08s945
9 – Witold Ramasauskas (VW), 2min09s038
10 – Regis Boessio (Volvo), 2min-09s042
11 – Renato Martins (VW), 2min09s245
12 – André Marques (Mercedes-Benz), 2min11s118
13 – Duda Bana (Scania), 2min11s560
14 – Luiz Lopes (Iveco), 2min11s655
15 – Djalma Fogaça (Ford), 2min15s967
16 – Joel Mendes Jr. (Scania), 2min19s603
17 – Pablo Alves (Ford), sem tempo


Texto: Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Fábio Davini